Você sabe o que é INSS? Já começou a planejar sua aposentadoria? Presta atenção nesse artigo porque ruim com ele, pior sem ele: O INSS.

Tudo que você precisa saber para se aposentar com este benefício.

Se você quiser saber sobre Agendamento INSS Telefone você pode clicar aqui.

O que é INSS?

Significa Instituto Nacional do Seguro Social. Ele é responsável pelo pagamento da nossa aposentadoria, assim espero.

E dos demais benefícios dos trabalhadores brasileiros exceto servidores públicos. Se você não pagar uma contribuição mensal ao INSS durante determinado período você não terá direito de se aposentar.

E o que acontece com muitos brasileiros é que chegam na época da aposentadoria, mas não sabiam que precisavam contribuir para ter o benefício e ficam desesperados. Isso acontece muito.

Os trabalhadores que têm carteira assinada são filiados à previdência automaticamente Já quem trabalha por conta própria precisa se inscrever e contribuir mensalmente.

Você pode ir lá acessar a aba Meu INSS e ver todas as informações.

O INSS só serve para eu me aposentar?

Está muito enganado quem pensa que o INSS só serve para aposentadoria. O INSS tem outros benefícios importantes que vou falar agora.

Aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, por invalidez, especial. Tem também o auxílio doença, auxílio acidente, auxílio reclusão.

Pensão por morte, pensão especial, salário maternidade e salário família.

Quando eu posso me aposentar?

E a pergunta que não quer calar: Quando poderemos nos aposentar? Os tipos de aposentadoria mais mencionados são por idade, tempo de contribuição e aposentadoria pela fórmula 85/95.

Vai aparecer um quadro na tela com as características de cada tipo para que a gente possa se situar. Na aposentadoria por idade os homens só podem se aposentar a partir dos 65 anos e se forem trabalhadores rurais aos 60.

Já as mulheres podem se aposentar a partir dos 60 anos e 55 para trabalhadora rural. E para você ter direito à aposentadoria por idade você precisa contribuir por no mínimo 15 anos. Entenderam?

Você não vai conseguir se aposentar se não contribuir mensalmente durante 15 anos. E lembrando que você não precisa pagar os 15 anos seguidos do INSS.

Por exemplo, você trabalhou de carteira assinada, depois parou de trabalhar e depois voltou. Aí você soma os períodos nos quais você contribuiu.

Já na aposentadoria por tempo de contribuição para que os homens se aposentem com salário integral têm que ter contribuído por 35 anos no mínimo.

Para a aposentadoria integral das mulheres é a partir de 30 anos de contribuição. Nessa modalidade de tempo por contribuição não tem idade mínima para se aposentar.

Mas nessa modalidade tem o fator previdenciário que diminui o benefício.

O que é fator previdenciário

O fator previdenciário é um índice que leva em consideração a expectativa de vida do segurado o que na prática faz com que diminua o valor do benefício de quem se aposenta mais jovem. Agora a aposentadoria com a fórmula do 85/95.

Para se enquadrar no cálculo dessa aposentadoria é o seguinte: vai ser levada em conta a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição que para as mulheres deve ser igual a 85 ou mais e para homens igual ou maior a 95.

Lembrando que tem o tempo mínimo de contribuição para mulheres de 30 anos e para os homens de 35 anos. Vamos ao exemplo.

Dona Maria tem 30 anos de contribuição e se encaixa nesse tipo de aposentadoria. A soma da idade da Dona Maria mais o tempo de contribuição tem que dar 85. Se ela contribuiu 30 anos, 85 menos 30 dá 55 anos.

Então Dona Maria consegue se aposentar nessa modalidade se tiver 55 anos ou mais. E um ponto importante da modalidade 85/95 é que ela é livre do fator previdenciário.

E um ponto importante é que essa modalidade não será sempre esses pontos porque ele leva em consideração a expectativa de vida do brasileiro que tende a aumentar.

Então essa pontuação também tende a aumentar ao longo dos anos. Nessa tabela mostra o seguinte:

  • 2018 é 85 para mulher e 95 homem
  • 2019 a 2020 é 86 para mulher e 96 homem.

E assim vai crescendo até chegar em 2027 onde será 90 para mulher e 100 para homem. Está gostando de entender mais sobre o INSS? Comenta aqui embaixo.

Em breve eu volto falando mais porque o tema é bem longo e é importante que a gente conheça todos os nossos direitos.