Eles sempre estarão por perto. Seja em formato de um inocente arquivo ou através de um link despretensioso, o vírus estará a espreita para invadir o seu computador e causar alguns problemas. Dependendo da gravidade, você tem até que formatar sua máquina. Mas esses são casos extremos. Na maioria das situações, é possível remover as ameaças em poucos minutos.

Antes de trazer algumas soluções, no entanto, vale a pena reforçar: sobretudo nos dias atuais, onde a transferência de arquivos é dinâmica e feita em questão de segundos, é sempre recomendável desconfiar de certos arquivos. Evite abrir itens que origem duvidosa e clicar em links obscuros.

Caso uma das situações tenha acontecido com você, a primeira regra é: não se desespere. Em algumas ocasiões, o arquivo infectado pode causar reações instantâneas no dispositivo. A tela fica travada, o PC é reiniciado automaticamente por várias vezes, você fica impedido de acessar o sistema operacional, entre outros sintomas.

Se você não souber o que está acontecendo, é melhor levar o equipamento a um profissional. Assim ele pode fazer uma varredura completa e identificar onde está o problema.

Por outro lado, se o computador está com vírus, mas ainda está funcionando normalmente, é possível tomar algumas medidas por conta própria. A primeira delas é fazer um escaneamento com o antivírus.

Esse software tem a função de bloquear qualquer ameaça, mas sabemos que às vezes não é possível. Por sorte, na maior parte das vezes o antivírus consegue detectar o arquivo problemático automaticamente e o exclui do PC. Para garantir que não há mais nada afetando o desempenho da máquina, é recomendável fazer uma busca em todo computador.

Mas e quando você usa o antivírus e ele não detecta nada? Nesse caso, você pode lançar mão de programas anti-spywares. Eles são capazes de identificar ameaças mais graves que passam ilesas pelos antivírus. É sempre bom fazer um escaneamento com frequência utilizando esses softwares.

Às vezes pode ser também que o vírus esteja alojado no navegador do computador. Se isso acontecer com você, existem programas específicos que excluem arquivos maliciosos especificamente no software que você usa.

Como remover vírus de computadorPor fim, se nenhuma dessas opções resolver o seu problema, você ainda tem outras alternativas: procurar a solução em fóruns na internet ou solicitar a ajuda de um profissional. A web conta com muitos sites de ajuda técnica que são úteis para resolver problemas com vírus.

Já um técnico em informática é a pessoa certa para deixar o seu computador ou notebook como se fosse novo. Às vezes pensamos que podemos resolver o problema sozinhos, mas somente a experiência desse especialista pode trazer a nossa máquina de volta.

Colaborou: https://www.facebook.com/eudetpmoficial/