É quase uma unanimidade: no Brasil, as passagens aéreas são bastante caras. Mesmo quando se trata de destinos próximos, é bem difícil encontrar uma companhia que tenha passagens consideradas baratas pelos consumidores. Porém, ainda dá para viajar e poupar o bolso: é só escolher o dia da semana certo.

O motivo para a diferença de preço é a demanda: há dias em que as pessoas viajam menos, como a terça ou quarta-feira.

A maioria dos cidadãos está em afazeres cotidianos nesses períodos, que são mais distantes do final de semana.

Em contrapartida, as passagens aéreas têm preço mais alto na sexta-feira ou no sábado.

Quando comprar a passagem aérea?

passagem aerea de madrugada

O melhor para quem quer passagens mais baratas é fazer as compras depois das seis da tarde e para a terça ou quarta-feira. Além de comprar as passagens nesses dias, é recomendado que o dia da partida também seja em uma segunda ou terça-feira, de preferência uma passagem aerea de madrugada.

No entanto, o consumidor não pode se esquecer de que qualquer viagem que esteja sendo comprada para dali a poucos dias vai ser mais cara do que deveria.

O ideal é que, se possível, as pessoas comprem as passagens com 56 dias mínimos de antecedência.

As companhias aéreas mantêm bastantes lugares nos voos com esse tempo de prazo e, com a oferta mais alta, é claro que a passagem ficará mais barata.

Outras formas de voar com economia

Além de haver hora e o dia certos para comprar as passagens, também dá para fazer economia com outros truques.

Primeiro, não é uma boa ideia fazer a compra no site da companhia aérea: geralmente, elas estão mais caras.

O melhor é recorrer aos sites de buscas que fazem comparações entre as companhias: às vezes, o consumidor não pensaria primeiro na companhia X, mas é ela que tem a tarifa mais baixa.

É muito melhor comprar as passagens separadas: se um grupo de quatro pessoas vai viajar, é mais barato se elas forem desmembradas, ou seja, quatro compras.

A exceção é quando a compra é do pacote de viagem inteiro: se for só a passagem, fazer uma compra coletiva pode ser mais caro.

A economia com as passagens pode ser grande se o viajante não fizer questão de voo direto; concordar com as conexões podem ser diminuir bastante o preço.

Mais um exemplo de como a flexibilidade melhora bastante o valor das passagens está nos aeroportos: escolher um aeroporto específico pode ser mais caro.

Quem vai para São Paulo, por exemplo, deve pesquisar quanto é a passagem se descer em Guarulhos, no Campo de Marte e em todos os aeroportos possíveis.

Aqueles cujos cartões de crédito têm programa de milha devem se cadastrar nele, pois o desconto nas viagens pode ser expressivo.

É bom estar cadastrado para as promoções das companhias aéreas: isso pode ser valioso quando se tratar de uma viagem urgente, ou seja, quando não for possível comprar a passagem com a antecedência que foi indicada.