Não deveria ser assim, mas a masturbação continua sendo um tabu para muita gente.
Mas olha só que curioso: pesquisas mostram que 95% dos homens e cerca de 72% das mulheres já se masturbaram alguma vez na vida.
Com rumores de não ser saudável, causar cegueira ou, até mesmo, infertilidade, fica a dúvida: a masturbação pode ser boa para você?
Mas antes de responder a essa questão, vale frisar que ela não é apenas para solteiros. 70% dos homens e 40% das mulheres, em relacionamentos, relataram a masturbação quatro vezes durante a semana.
Eles dizem se sentir bem. Mas não só por causa da dopamina que é liberada e age no cérebro, mas também por trazer a sensação de recompensa e de prazer, reduzindo o estresse.
Outras endorfinas são liberadas durante o orgasmo e podem diminuir a sua percepção de algumas dores.
Nas mulheres, ainda pode reduzir as cólicas e ajudar a dormir.
Benefícios para a saúde dos homens
Você normalmente se sente exausto e se pega algumas vezes cochilando?
Sente como se fosse ficar resfriado? Um estudo descobriu que em homens, alguns componentes do sistema imunológico são ativados durante masturbação, aumentando o número de glóbulos brancos no sangue.
Algumas sessões de masturbação podem, inclusive, ajudar os homens a reduzir o câncer, pois um maior número de ejaculações está relacionado com uma redução no risco de câncer de próstata.
Apesar da relação não ser completamente conhecida, a hipótese é que o aumento de ejaculações significa que potenciais secreções cancerígenas da próstata são excretados com mais regularidade, reduzindo seu impacto no corpo.
Por que as pessoas se masturbam?
Acredita-se que o amor-próprio pode melhorar a qualidade do esperma.
Um estudo mostrou que a masturbação masculina reduziu o número de esperma ejaculado, mas não a quantidade apta para fecundar a mulher. A partir disso, concluiu-se que a masturbação é uma estratégia masculina para melhorar a qualidade do seu esperma.
Além disso, espermatozoides mais jovens têm uma maior chance de inseminação.
A masturbação também pode melhorar seu desempenho sexual, pois homens e mulheres possuem músculos na pelve que vão do púbis ao cóccix.
À medida que envelhecemos, eles ficam fracos, causando disfunção sexual em mulheres e impotência em homens.
Mas ao estimular o pênis ou o clitóris, o reflexo bulbo-cavernoso pode ser ativado, resultando em contração dos músculos do assoalho pélvico.
A masturbação torna-se uma ginástica para esses músculos ligados aos órgãos sexuais.
O óxido nítrico também pode diminuir com a idade e contribuir com a redução da libido. Mas a masturbação pode reverter isso.
Diversifique a masturbação
Embora a masturbação tenha benefícios fisiológicos, é importante variar sua técnica.
Masturbar-se sempre do mesmo jeito pode deixar seu corpo acostumado apenas àquele estimulo sexual específico, não respondendo a outros tipos de estimulação.
Isso pode levar a diminuição da excitação e até mesmo da performance quando você estiver com sua parceira. E se você precisar de uma força, fique sabendo que xtrasize funciona.
Então, varie! No final do dia, a masturbação é uma atividade segura e saudável.
Gostou de saber que a masturbação faz bem para a sua saúde? Se quiser ver mais posts como esse, deixe o seu recado nos comentários.
Acho que mal nunca fez.