O que é hipertrofia muscular?
A hipertrofia muscular resume-se no aumento da quantidade dos constituintes e das funções celulares que provocam aumento – de tamanho – de determinadas células e órgãos. Para que a hipertrofia muscular ocorra, deve-se obedecer a duas exigências: primeiro, a garantia de fornecimento de O2 (oxigênio) Wikipédia; segundo, o de nutrientes, que deve ser maior para suprir o aumento das exigências celulares.
Hipertrofia muscular através da alimentação
Antes de partirmos para as dicas, explicamos a importância da alimentação para resultados hipertróficos. Alimentação é um dos principais pontos, se não o principal, para a hipertrofia muscular. Portanto, escolher os alimentos corretos é imprescindível. Deve-se optar por alimentos ricos em macronutrientes, que são de fundamental importância para o funcionamento correto do organismo.
Confira abaixo as #10 dicas para suprir a perda de energia no processo de hipertrofia muscular:
#1 Coma
Acredite, não é necessário ter uma dieta 100% saudável para gerar hipertrofia muscular, e isso é comprovado em estudos. Importa-se que, no fim das contas, sejam ingeridas calorias e macronutrientes de forma adequada. Por isso, não se deve perder refeições por falta de alimentos “puros”. Não tenha medo de fugir da dieta, coma. Porém, evite exageros.
#2 Padronize os treinos
É aconselhável não ficar mudando os treinos constantemente. As sessões devem ser modificadas somente depois que houver estagnação – 30-45 dias – e não for mais possível o aumento de cargas. Não use a variedade à custa da consistência, pois neste caso, a padronização unida à perseverança, trará excelentes resultados a seu corpo.
#3 Treine com estratégia
Antes de seguir para academia de musculação, planeje seus treinos e vá decidido a executá-los. Não se deve treinar sem organização, pois os resultados não são tão aproveitáveis. É fútil pensar que a diversidade de sessões gera grandes efeitos. O que garante uma boa hipertrofia muscular é a disciplina dos treinos e o aumento gradativo de cargas.
#4 Não seja compulsivo com a definição
Não se consegue ganhar massa muscular rapidamente deixando a definição muscular intacta. Pequenos ganhos de gordura são normais. Não se mate por isso. Tenha foco e vá em frente!
#5 Adote a creatina
Diversos suplementos são ótimos para o ganho de massa muscular, mas a creatina, além de ser barata, funciona de verdade. É ótima para volumização muscular.
#6 Não deixe a vaidade atrapalhar você
Para conseguir excelentes resultados hipertróficos esqueça a vaidade. Isso quer dizer que você não deve martirizar a qualidade de seu treino pelo ego. Muitas vezes só precisamos aumentar 1 kg na sessão.
#7 Faça mais repetições
Neste caso, aumentando-se pouco os pesos, pode-se adotar mais repetições nas sessões. O ideal para a hipertrofia muscular é executar séries de 6 a 12 repetições. Pois quando se utiliza menos de 6 repetições, o objetivo, geralmente, é o de ganhar força.
#8 Pratique Aquecimento
É imprescindível utilizar o aquecimento. Um exemplo excelente é treinar com saltos, pois é uma boa maneira de “enganar” a estrutura das fibras musculares, avisando o sistema nervoso que os músculos estão tensionados. Isso também aumenta a temperatura corporal e prepara o corpo para o trabalho da força utilizado nas sessões.
#9 Treine com exercícios compostos antes
Exercícios compostos geram a maior parte dos ganhos. Por isso é ideal que os realize primeiramente no treino, enquanto os níveis de energia ainda estão altos.
#10 Treine o abdômen com pesos
Um método ótimo para o alcance da hipertrofia muscular é fazer menos repetições com mais peso no abdômen. Fazendo isso ele será útil em outros exercícios, não somente ganhando resistência, mas força.
Enfim, essas foram nossas dicas. Adote esses conselhos e tenha sucesso na hipertrofia muscular. Esperamos você no próximo artigo. Interaja deixando seu comentário! Bom treino!
Fonte: https://twitter.com/machobr