Modas vêm e modas vão, mas certas coisas vêm pra ficar! E quando se fala em treinamento físico é a mesma coisa. Uma das últimas tendências fitness é o treinamento intervalado de alta intensidade, ou HIIT, na sigla em inglês.
Ele promete uma queima muito acelerada de calorias em poucos minutos como nenhum outro tipo de exercício. E olha, realmente, o HIIT dá resultados impressionantes até para os cientistas! Já vou explicar…
Mas antes, vamos deixar mais claro o que exatamente é o HIIT: Bom, ele é um MODO de treinamento, e não um tipo de atividade específica. Basicamente, você pode fazer HIIT correndo, de bike, ou com uma série de polichinelos…
Um treinamento aeróbico tradicional seria você correr na esteira no mesmo ritmo e velocidade. HIIT é você alternar uma corrida intensa com momentos menos intensos de recuperação. E se você nunca experimentou, eu já posso
adiantar que uma corrida do tipo HIIT cansa muito mais! Eu falo por experiência própria! E cansa tanto que uma pessoa com bom condicionamento consegue fazer seu treino com só 20 minutos de HIIT, confira aqui.
Como funciona o HIIT?
Depois de praticar esse tipo de atividade, as pessoas sentem um cansaço físico intenso, muito calor, além de suor que continua depois do treino por um período que varia de alguns minutos até 1 hora.
Além disso, acontece no corpo o que se chama de EPOC, thermatcha mercado livre, ou traduzindo: excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, que é a capacidade do organismo em continuar consumindo oxigênio e calorias mesmo depois do treino. Muitos estudos, entre eles os da Universidade de Laval no Canadá, mostraram que HIIT pode queimar até 9 vezes mais gordura se a gente
for comparar com um exercício cardiovascular sem intervalo e de baixa intensidade – como uma caminhada, por exemplo.
E tem mais: exercícios cardiovasculares tradicionais, como uma corrida, só queimam calorias durante o exercício. Agora, depois de uma série de HIIT o corpo continua queimando calorias por até 2 dias! Então tá, o HIIT te deixa totalmente exausto e detona gordura e calorias. Mas por quê? Para explicar, ninguém melhor do que o cientista Håkan Westerblad, da Universidade Karolinska de Estocolmo, thermatcha emagrece. Que os suecos me perdoem, mas eu não sei pronunciar esse nome. Ele fez um estudo observando as mudanças
celulares e fisiológicas de praticantes de HIIT.
Segundo ele, os resultados foram impressionantes: o HIIT provoca uma atividade muito acima do normal em um mecanismo da célula diretamente
relacionado com o movimento muscular: o canal de cálcio. Em entrevista, Westerblad disse que ele e sua equipe não esperavam por um resultado tão fora da curva. Qualquer atividade física aumenta a quantidade de íons livres, que passam pelo canal de cálcio e vão desencadear a reação de movimento dos músculos.
Mas o HIIT provocou todas estas reações em uma intensidade nunca vista antes em outro tipo de atividade. Tanto que Weterblad e sua equipe encontraram sinais de atividade celular no corpo dos participantes até 24 horas depois da atividade física – e olha que na experiência eles tinham feito
Ou seja, além de gastar muitas calorias e de queimar gordura, o HIIT é um tipo de exercício que melhora seu condicionamento e te dá mais resistência rapidamente. E o melhor: você já começa a ter todos estes benefícios com poucos minutos de treino regular!
Evidentemente, ninguém melhor do que um educador ou uma educadora física para passar o treino HIIT mais adequado para você!
NOssa, isso parece muito bom!