Passa dieta, chega dieta… mas uma característica insiste em ficar se  repetindo: aquele peso que se foi volta assim que a dieta acaba. Isso acontece por causa de algo chamado “Efeito Sanfona”.

Todas as dietas restritivas que tem um começo, meio e fim, geram o tal Efeito Sanfona. Infelizmente essa é a realidade da grandessíssima maioria das dietas que são praticadas mundo afora. Então como eu posso fazer para evitar que Efeito Sanfona traga aqueles quilos indesejados de volta? Antes de responder essa pergunta, precisamos entender o que exatamente é o Efeito Sanfona.

Porque acontece o efeito sanfona?

Nosso corpo não entende que temos gordura “extra”, que pode ser  eliminada sem maiores prejuízos. Por isso ele não sabe quando você está
fazendo uma dieta calculada… para o seu organismo, tudo é uma questão de sobrevivência: Quando você faz uma dieta você faz seu corpo passar por um sacrifício, já que ele entende que você pode estar prestes a morrer de fome.

E, assim, naquele momento, você vai emagrecer. Quando estamos em um processo de privação de nutrientes (ou uma dieta restritiva, como por exemplo a Dieta Jejum Intermitente), nosso cérebro, tentando garantir a integridade biológica, faz o corpo entrar em estado de alerta e passamos a armazenar a energia que consumimos para garantir que todos os hormônios sejam produzidos, que todas as células respirem e que a gente permaneça vivo e se mexendo.

Por outro lado, assim que voltar a se alimentar normalmente, o seu corpo vai estar tão traumatizado pelo sacrifício feito que ele decide se proteger de novas dietas. Isso acontece por causa de uma habilidade do corpo chamada Memória Celular. Essa memória celular continua lá durante a sua dieta, no seu cérebro e nas suas células de gordura.

Memória celular

A Memória Celular faz ele armazenar muita gordura pra se preparar para o próximo período de sacrifício. Para ele, armazenar energia extra é mais importante que ficar bonito ou pensar na sua saúde e expectativa de vida. O que importa é o AQUI e o AGORA.

E aqui e agora você ensinou pro seu corpo, ao fazer jejum intermitente, por exemplo, que ele precisa ESTOCAR gordura. Pense no mundo das cavernas, se você passasse uma semana sem comer NADA, o seu corpo ia se desesperar e ligar o modo de alerta… assim que você achasse o primeiro alimento, nutrientes iam ser estocados para se preparar para a próxima semana de vacas magras.

O que ocorre no frequente “efeito sanfona” é exatamente isso: iniciamos uma dieta da moda → emagrecemos → o corpo se adapta e passa a armazenar o pouco de energia que ingerimos → voltamos a nos alimentar normalmente → o corpo continua armazenando.

Como combater o efeito sanfona

Tudo bem, mas como é que posso fazer para que o Efeito Sanfona não me afete? Nesse caso, podemos citar três grandes atitudes que podem ser tomadas: Planejamento, organização e transformação.

A mudança de comportamentos é o principal e mais seguro caminho para perder peso e manter o peso perdido. Para isso, você deve ter um planejamento para a sua alimentação. Você pode tirar um dia mais calmo, um domingo por exemplo, e usá-lo para preparar a comida de toda a semana, ou para pelo menos planejar exatamente o que você vai comer.

Depois de ter tudo planejado, entra em jogo a organização. Afinal, você precisa seguir esse planejamento e, para isso, ser uma pessoa organizada. Mas vai além disso. Você também deve procurar organizar o resto da sua agenda, o seu lar… enfim, organizar todos os pontos que afetem a sua alimentação.

E o terceiro e, provavelmente, o mais importante ponto é a transformação. Claro, é muito difícil – senão impossível – transformar hábitos de anos da noite para o dia. E aí que entram o planejamento e a organização como bases que vão permitir essa transformação. Além disso, é importante entender que aí também entram hábitos de sono e de atividade física!

No final das contas, você não vai conseguir fugir do Efeito Sanfona sem uma transformação nos seus hábitos alimentares. Dietas da moda provavelmente só farão mal a sua saúde e não ajudarão você a perder peso no longo prazo.

Essa mudança radical não pode ser feita do dia para a noite, mas também não é tão difícil quanto parece. Por sinal, sobre isso, fiquem atentos, porque logo mais traremos uma GIGANTESCA novidade a respeito!

Já perceberam o efeito sanfona, saiba mais aqui, quando tentaram alguma dieta? Já conseguiram vencer ele com uma transformação na vida? Contem pra gente nos comentários! Um forte abraço e até a próxima!