O casamento é o momento mais feliz da vida de um casal. A cerimônia celebrando o matrimônio é sem dúvida um dos momentos mais memoráveis de sua coexistência conjugal.
Além de ser uma festa badalada, o casamento é uma das celebrações mais antigas e tradicionais que existem. Há, contudo, aqueles que escapam dos costumes e inovam em seus casamentos.
De qualquer modo, a maioria dos casamentos, ainda que tenha algo de original, preserva de uma forma ou de outra, aspectos da tradição milenar dos matrimônios ocidentais.
Importância do presente de casamento
Um desses aspectos é exatamente os presentes. Na hora em que se é convidado para o casamento, eis que surge a grande questão: eu sou obrigado a dar um presente aos noivos?
Essa é uma questão que pode parecer simples, mas pensemos essa questão em um pouco mais de detalhe. É claro que o presente não deve ser considerado como uma obrigação. Afinal, é uma forma de demonstrar afeto e consideração pela pessoa presenteada, e isso deve ser feito voluntária e deliberadamente, nunca de forma forçada.
Portanto, por um lado, realmente não parece ser justificável a ideia de que dar uma lembrancinha de casamento é obrigatório.
Da mesma forma que os noivos não são obrigados a convidar alguém para o seu casamento, os convidados não são obrigados a darem lembrancinhas.
Presente de casamento como retribuição
Contudo, analisemos a questão de um outro ponto de vista: o dos noivos. Receber um convite para um casamento é algo significativo, e que demonstra certo nível de intimidade e consideração, no sentido de que você foi chamado para fazer parte da cerimônia mais importante da vida de um casal que se ama.
Quem já planejou um casamento sabe muito bem da dificuldade que é fazer uma lista de convidados que funcione. São muitos fatores a serem considerados: o custo de cada convidado, relações sociais e familiares, se há brigas ou rixas entre os convidados que pode criar um clima desconfortável etc.
Por conta disso, nem sempre é possível se ter todas as pessoas no momento especial.
E aonde queremos chegar com isso? Bem, avalie a questão nos seguintes termos: se você foi convidado para o casamento, então quer dizer que o seu nome passou por esse filtro pelo qual muitos nomes não passaram. Você é especial na vida do casal, que lhe tem muita consideração para estender-lhe tão relevante convite.
Por que não retribuir essa consideração para o casal, demonstrando da forma mais elegante e visível que você ficou feliz por ser lembrado com carinho pelos noivos? É aqui que entra o presente, que cumpre esse papel de “devolver” a afeição recebida no convite.
O presente de casamento pode ser uma demonstrar afeto
E se você não for convidado para o casamento? Ora, de acordo com os termos do raciocínio acima, você estaria livre do fardo de dar um presente, não é mesmo?
Não é assim que nos parece. Afinal, dar uma lembrancinha é, em qualquer ocasião e para todos os efeitos, uma forma de demonstrar o quanto você se importa com o casal.
Se são pessoas importantes na sua vida, o presente é uma ótima forma de contribuir para o novo lar que os noivos irão construir juntos.