violao-ou-cavaquinhoVocê já deve ter percebido as similaridades entre os instrumentos cavaquinho e violão, certo? Porém isso fica apenas no aspecto físico. Ao tocar os dois instrumentos da para perceber uma diferença gritante no som emitido. Cada um deles acaba tendo que ser utilizado para um estilo de música, ou seja, não são iguais nem de longe.

Se a sua praia é tocar samba, chorinho e pagode o instrumento mais indicado para você é o cavaquinho. Qualquer show nesses estilos deve contar com pelo menos um bom cavaquinista. Porém se você prefere um estilo de música similar a MPB o melhor para você é o violão, nele é possível tocar músicas mais harmoniosas e com melodias mais leves. O violão também pode ser utilizado em outros estilos musicais como o POP e o Rock.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre cavaquinho e violão sugiro que você leia esse artigo até o final. Será que vale a pena comprar um cavaquinho ou fazer um curso de cavaquinho?

Diferenças entre violão e cavaquinho   

Na lista abaixo você poderá conhecer outras diferenças entre o cavaquinho e o violão, vamos lá? Seguem as diferenças logo abaixo:

  1. Dimensões:

A maior diferença notável aos olhos entre os dois instrumentos com certeza é o tamanho. Não é a toa que apelidamos o cavaco de cavaquinho, afinal ele é muito pequeno e suas dimensões de caixa acústica e larguras também são bem pequenas, comparada a um violão.

Você consegue tocar tranquilamente um cavaquinho, seja de pé ou sentado. Ele é menor e muito leve. Se você quiser tocar um violão de pé, por exemplo, precisará usar uma boa e confortável correia de suporte nos ombros, caso contrário fica quase impossível tocar em pé.

  1. Cordas:

Ao pegar um cavaquinho em mãos você vai notar que, diferente do violão, ele possuí apenas quatro cordas, elas são referentes as seguintes notas: ré grave, sol, si e ré agudo. No violão você vai encontrar duas cordas a mais do que no cavaquinho. No violão você vai encontrar as notas mi agudo, lá, ré, sol, si e mi grave (dispondo de cima para baixo as notas).

  1. Grau de dificuldade:

Na teoria é mais dificil tocar violão do que cavaquinho. E isso não acontece só por conta do número de cordas, acontece porque o violão contém mais escalas. Para tocar cavaquinho você utiliza menos  os músculos da mão por causa do limite que o próprio instrumento impõe. No violão, por conta do braço mais longo, você pode sentir mais dores ao ter que trabalhar pestanas e notas várias vezes durante algumas músicas. Algumas notas chegam a ocupar até quatro casas de uma vez só.

  1. Modo de tocar:

O violão te dá base para tocar outros instrumentos de corda. Seja guitarra ou cavaquinho. Ou seja, se você tiver base de como tocar violão não terá tanta dificuldade para tocar outros instrumentos de corda. Se você quer saber se vale a pena fazer curso de cavaquinho, minha dica é: comece pelo violão. Quando você estiver bem treinado a transição para aprender cavaquinho vai ser muito mais simples.

  1. O que tocar:

O violão é um instrumento para conduzir um show acústico sozinho, sem problemas. Já o cavaquinho é um instrumento que cai muito bem no acompanhamento de outros instrumentos, não é normal ver um cavaquinista fazendo shows ou apresentações sozinhos. O que você precisa entender é que cada instrumento tem suas particularidades e é preciso um pouco de dedicação e aula de cavaquinho para iniciantes (ou violão) para que você consiga chegar a um nível mais elevado e melhor.

Agora que você já está ciente de todas as diferenças entre o violão e o cavaquinho basta escolher e começar a tocar logo um instrumento.