Viajar é muito bom e todo mundo gosta, pois quase tudo relacionado a uma viagem é prazeroso. Conhecer lugares novos, visitar pontos turísticos famosos, comer comidas diferentes, tirar dezenas de fotos e muito mais. A única parte chata é precisar pagar pela aventura. Mas como diz o sábio: viajar não é um custo, e sim um investimento. E ele tem razão.
Mas até a parte de fazer o pagamento pode ser menos complicada. Se você se planejar bem, consegue adquirir passagens aéreas mais baratas. Basta seguir algumas dicas que a gente já aplicou e deram muito certo.
Faça pesquisas com antecedência
Logo após decidir qual vai ser o seu destino, comece a pesquisar os preços das passagens. Dessa forma você consegue acompanhar se há muita flutuação nas tarifas ou se o valor se mantém estável. Essa prática também é útil para você ter uma ideia de quanto vai precisar investir no transporte aéreo.
Evite comprar na primeira oferta
Assim como em várias outras situações, comprar na primeira oferta nunca é a melhor escolha. Mesmo que a tarifa esteja tentadora, é recomendável aguardar novas atualizações, principalmente se a data da viagem ainda está longe.
Escolha dias menos procurados
Existe uma variação de preços de acordo com a data em que você pretende viajar. Finais de semana e feriados prolongados são sempre os mais procurados, portanto, acabam sendo os dias mais caros. Se for possível, escolha viajar durante a semana.
Acompanhe promoções das companhias aéreas
Um dos principais motivos para evitar a compra na primeira oferta são as promoções de passagens. Hoje em dia virou uma prática comum das companhias aéreas lançarem ações promocionais, principalmente aos finais de semana. Em uma delas, pode estar a passagem mais barata que você tanto deseja.
Acompanhe promoções de sites
Além das empresas, muitos sites brasileiros também oferecem promoções ao longo do ano. É o caso de páginas como Melhores Destino, ViajaNet, MaxMilhas, Decolar, Submarino Viagens, entre outros. Na maioria das vezes, são poucas as passagens disponibilizadas, portanto é preciso agir rápido para se garantir.
Crie alertas em sites de pesquisa
Páginas como Skyscanner e Voopter prestam serviços de grande qualidade para quem quer comprar passagens. Você informa as datas e o destino, e eles buscam as opções nos sites das companhias aéreas. Ao fim da pesquisa, você tem as melhores ofertas para escolher.
Uma dica indispensável é criar um alerta de preços, assim você recebe um aviso no e-mail sempre que houver queda ou acréscimo no valor do trecho.
Procure agentes de viagem
Se você estiver viajando com a família ou com um grupo grande, é sempre bom fazer uma consulta com um agente especializado. Dependendo do destino e da época da viagem, é possível preparar um pacote vantajoso, incluindo o desconto nas passagens.
Evite comprar próximo à data da viagem
Comprar a passagem muito perto da data da viagem deve ser evitado sempre que possível. Na maioria dos casos, o avião já está com praticamente todos os bilhetes vendidos, o que significa menos oferta. Aí resta torcer para que o valor da tarifa não seja tão exorbitante.
sempre tento economizar e nunca consigo, boas dicas.