Economizar na conta de água não é importante apenas para o bolso do usuário, mas uma atitude muito importante para o meio ambiente principalmente em épocas de seca, já que reduz a demanda de recursos naturais para o fornecimento de água.

Para conhecer o seu consumo mensal mesmo sem a conta em mãos, basta entrar no site e pegar uma sabesp 2 via de conta vencida.

Mais atenção no banheiro

O banheiro em geral é um dos locais onde se gasta mais água dentro de uma casa, pequenas atitudes podem modificar isso.

Opte por tomar banhos mais rápidos, preferencialmente se ensaboando com o chuveiro desligado.

Utilizar um balde ou bacia em baixo do chuveiro também é uma ótima ideia, essa água pode ser reutilizada para lavar a calçada, o quintal ou para a descarga.

Adote uma descarga com caixa acoplada ao vaso sanitário, esse modelo, lançado em meados de 2001, utiliza apenas seis litros de água por descarga, ao invés dos outros modelos com válvula que gastam entre 15 a 30 litros de água a depender do seu bom funcionamento.

Lembre-se sempre de fechar a torneira ao escovar os dentes.

Mais atenção ao lavar coisas

Ao lavar a louça, sempre feche a torneira na hora de ensaboar os utensílios. Além disso, o uso do arejador nas torneiras pode gerar uma economia de até 80% da água utilizada.

Esse pequeno item que atualmente costuma acompanhar as pias mais modernas, custa muito barato e é  fácil de ser instalado. Como o arejador mistura ar a água e uma pia padrão tem a vazão de 13 litros por minuto, ao usar o item esse valor reduz para 6 litros.

É importante lembrar que para o arejador funcionar perfeitamente, o mesmo precisa ser da mesma marca da torneira, para que não ocorra vazamento.

Outro fator importante, é nunca usar a mangueira para lavar o quintal ou calçada e varrer a sujeira. Uma mangueira ligada por apenas 15 minutos chega a gastar até 280 litros de água.

Opte pelo uso da vassoura e para uma limpeza mais pesada, utilize água da chuva, reaproveite a água da máquina de lavar ou encha baldes para que você consiga controlar a quantidade de água utilizada para estas tarefas.

Evite lavar seu veículo em épocas de seca, se isso não for possível, crie o costume de limpar o veículo usando um balde e pano ao invés de uma mangueira.

Mais atenção aos vazamentos e ao pinga-pinga

O tão conhecido pinga-pinga pode ser um vilão tanto para o bolso do usuário como para o meio ambiente.  O pinga-pinga de uma única torneira durante um mês, equivale ao gasto desnecessário de quase 2000 litros.

Para resolver esse tipo de situação, o mais indicado é buscar um profissional que saiba como reparar o defeito, se você acha que apenas apertar o registro com mais força vai funcionar, tenho más notícias para você!

Inicialmente isso realmente vai resolver, com o passar do tempo, vai causar um desgaste na arruela e agravar o vazamento.

Essa dica também serve para caso você note um valor muito alto na sua conta de água mesmo tomando cuidado nos seus gastos.

Para verificar se há algum vazamento, deixe todas as torneiras desligadas, desligue o registro do hidrômetro e verifique a altura da água na caixa d’água.

Se após duas horas o nível da água não continuar o mesmo, é sinal de que há algum vazamento nos canos ou sanitários da casa.